Automotivação ou motivação andam juntas na construção de sonhos

Por que você precisa desenvolver a automotivação

Todos nós sempre temos as melhores intenções. Decidimos onde queremos chegar. Decidimos de que maneira vamos chegar lá. E partimos para a jornada.

Sim...nós todos somos humanos! Nós todos cometemos erros, apesar do melhor plano estabelecido. Quando você planeja o caminho que deseja trilhar na vida, você essencialmente está planejando uma jornada através de um território que você nunca viu antes, a fim de ir para um lugar no qual você nunca esteve.

Como agir ou reagir quando tudo parece que está dando errado?

PLANO B

Não será surpresa que coisas inesperadas surjam pelo caminho. Nós simplesmente não conseguimos ver todos os ângulos, todas as armadilhas em potencial, do ponto de vista de onde começamos. Não há culpa ou falhas nisso. É simplesmente a maneira como as coisas são.

Em grande medida, esse elemento do desconhecido está sempre presente em todas as situações da vida. Quando você não pode antecipar cada eventualidade, as coisas podem acontecer. É um fato natural que o futuro seja incerto, não por causa de um mau planejamento ou decisão inadequada. A melhor maneira de lidar com os contratempos que acontecem como resultado dessas incertezas, é compreender as ambiguidades que todos os planos para o futuro contém. Tenha a consciência de que seu plano original está repleto de perigos e, pode infelizmente, falhar. Está correto esperar pelas falhas. E é ainda melhor quando você planeja falhar.

Você deve estar dizendo para você mesmo “planejar falhar?” Porque você planejaria ter um incêndio? Bem, não é que você vai especificamente planejar “perder”. Isso quer dizer que você tenha um plano de emergência no local, quando você sabe que as chances de perder são altas. Nenhum de nós pode prever o futuro. É essa incapacidade de prognosticar, que determina que todos nós precisamos ter um Plano B para nossos projetos de vida.

Quando você tem um PLANO B na vida, você tem uma maneira quase instantânea para encarar qualquer obstáculo que o futuro possa colocar no seu caminho. Também, quando você espera um possível revés, você está em melhores condições de se recuperar e avançar quando a catástrofe esperada ocorrer.

O pior cenário possível é ser atingido com um revés, por você nunca ter considerado a possibilidade de que ele pudesse acontecer. E nesse caso, você está sem um Plano B, exatamente no momento de maior necessidade. Estes são os tipos de contratempos que impedem as pessoas de seguir sua jornada, sendo que alguns nunca avançam novamente.

Isto não quer dizer que quando você considera a possibilidade de falhar, que você consegue ver todas as possibilidades antes do tempo. Isto apenas significa que, quando você considera antecipadamente a possibilidade de algo falhar, como parte de seu plano original, você estará mais preparado para administrar a falha quando ela acontecer.

Em que momentos da sua vida você acha que um PLANO B seria importante?

E quais são os fatores que mais podem lhe ajudar a elaborar um PLANO B?

Existem os fatores externos - que você não tem controle, e os fatores internos - que são suas próprias habilidades que podem ser desenvolvidas para se manter firme quando os obstáculos surgem.

Entre todas as habilidades que você pode desenvolver, a AUTOMOTIVAÇÃO é considerada a mais importante, pois ela aumenta seu poder e resiliência para enfrentar qualquer obstáculo, por mais inesperado que ele seja.

Por isso, desenvolver a automotivação é uma maneira quase automática de ter um plano B com você. Você estará pronto e a fim de encarar os desafios. É melhor se preparar do que apenas planejar. A preparação é feita desenvolvendo competências e habilidades e o planejamento pode ser apenas intelectual. Por isso quero chamar sua atenção para esta habilidade: a automotivação.

O QUE É MOTIVAÇÃO?

Motivação é o ponto de partida para todas as conquistas. Sem motivação suficiente, você não tomará esse primeiro passo crucial para o sucesso. Motivação é, literalmente, o desejo de fazer algo.

É a diferença entre querer sair da cama cedo de manhã, ou realmente levantar da cama cedo de manhã, porque você não pode esperar para começar seu treinamento ou trabalhar - em vez de querer bater no botão soneca , só mais alguns minutinhos de sono, continuamente durante toda a manhã.

A motivação requer emoção. 

Saber algo, não é suficiente para provocar mudanças. Você deve sentir algo emocional, mental e fisicamente que faça com que você queira e precise do resultado que você está procurando.

A motivação é o que nos faz agir, quer se trate de pegar um copo de água para matar a sede ou ler um livro para aprender algo novo. Os motivos são as coisas que nos fazem agir , que nos levam para a ação.

Os motivos são as coisas que nos fazem agir , que nos levam para a ação. Os motivos são os "porquês" do comportamento - as necessidades ou desejos que impulsionam nossas ações e explicam o que fazemos.

Não podemos realmente observar os motivos dos outros, mas podemos identificar motivos com base no comportamento que observamos em outros.

A motivação é um elemento essencial na definição e na realização dos objetivos.

E agora a boa notícia!

Você pode influenciar e aumentar seus próprios níveis de motivação. Quanto mais você exercer sua motivação - mais poderoso se tornará.

DICAS PRÁTICAS

Eu acho que se você está aqui neste ponto do artigo é porque você já deve conhecer um bocado de dicas sobre como se manter motivado, ou seja, como não deixar a "peteca cair". Mas o que eu quero lhe oferecer, além de uma relação de atitudes e exercícios é muito mais... Você precisa tirar as dicas do papel, passar do estágio da leitura, para a prática.

Mas vamos lá.

​AUTOCONHECIMENTO É A MELHOR ESTRATÉGIA

Cada pessoa é diferente.

Cada um tem uma história, um contexto, uma fisiologia, uma natureza diferente.

Por isso, autoconhecimento é fundamental para saber como se motivar.

Você precisa saber o que te motiva.

E não é apenas saber o que você gosta de fazer.

Mas principalmente como se motivar para fazer o que você tem que fazer.

Quais os seus botões da motivação?

  • É música?
  • É estar em uma competição?
  • É ter um propósito claro?
  • É ter adrenalina correndo nas veias?
  • É um desafio?
  • É ter alguém torcendo? Ou cobrando?

Então resumindo a definição clássica da motivação:

A motivação são as causas, as razões, os motivos para a direção, a intensidade e persistência do comportamento humano.

DE ONDE VEM A MOTIVAÇÃO

As fontes da motivação podem ser divididas em dois tipos:

Motivação Intrínseca (interna) e Motivação Extrínseca (externa)

A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA vem de interesse ou prazer na tarefa

A motivação intrínseca existe dentro do indivíduo, em vez de depender de pressões ou desejos externos. Atletas e líderes empresariais que são intrinsecamente motivados a ganhar, são naturalmente mais entusiasmados com o treinamento e o trabalho.

Pode ser dito que você está intrinsecamente motivado se você exibir estas três atitudes:

1

Você acredita que já tem (ou possa desenvolver) as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos.

2

Está comprometido em aprender e dominar as habilidades necessárias para atingir seus objetivos.

3

Aceita o seu protagonismo para influenciar seu desempenho, resultados e sucesso.                   

Em outras palavras, o sucesso depende principalmente de você.

A MOTIVAÇÃO EXTRÍNSECA vem de fora do indivíduo.

Os motivadores extrínsecos incluem recompensas, para exibir o comportamento desejado e punição, por não exibir o comportamento desejado. É utilizado para o treinamento de animais. E também nas empresas…

Se você bater a meta ganha um prêmio, uma viagem para o exterior.

Se você não cumprir os horários, será punido com a perda de dias de férias.

Funcionar funciona. Mas inibe as competências que são mais valorizadas no mercado atualmente: Criatividade, Inovação, Excelência, Iniciativa.

O recomendado é utilizar ambos.... métodos de motivação intrínseca e extrínseca para melhorar a sua capacidade mental, para o desempenho máximo e consistência de resultados.

Na minha própria experiência pessoal, descobri que estou mais motivado quando ancorado por fatores motivacionais intrínsecos, a chamada automotivação.

A partir daí eu identifico fatores motivacionais externos convincentes que aumentarão minha motivação total. Essa abordagem dupla para " motivação mais ampla” é muito útil para me fazer passar por qualquer procrastinação inicial relacionada a um novo objetivo ou projeto.

Se você não está motivado a agir em seus objetivos mais importantes – você deve começar a se perguntar "por que não estou motivado?"

É que você não tem certeza do que realmente quer?

É que você realmente não quer a resultado?

É que você acredita que o trabalho necessário para alcançar o objetivo é muito difícil?

A meta ou o objetivo estão em conflito com outro objetivo ou valor pessoal?

Você duvida que você tenha "o que é necessário" para alcançar o objetivo?

Invista um tempo para identificar e entender os seus motivadores intrínsecos e extrínsecos que o levarão a alcançar seus objetivos mais importantes. O conhecimento íntimo de seus principais motivadores proporcionará energia constante.

É verdade, você pode não saber qual é essa razão agora - mas, sua mente está lutando contra você por algum motivo que (se identificado) , pode ser trabalhado e superado.

Um conflito entre sua mente e seus objetivos irá enfraquecer a sua motivação e a sua performance. Para maximizar sua capacidade de realização e a consistência de um ótimo desempenho, você deve se envolver ativamente em aprimorar sua motivação.

POR QUE VOCÊ PRECISA DE AUTOMOTIVAÇÃO?

Querer fazer algo e motivar-se a fazê-lo, realmente, são duas coisas diferentes.

Então, qual é a diferença entre aqueles que nunca alcançam seus objetivos, ano após ano, e aqueles que alcançam um objetivo após o outro? Muitas vezes, é a sua motivação.

Sim.... existem vários outros fatores! Empenho, talento, foco, recursos.

Mas nada na vida é alcançado sem a vontade de querer, sem se motivar a alcançar.

A automotivação é a força que continua nos empurrando para a ação - é nossa vontade para alcançar, produzir, desenvolver e continuar progredindo.

Quando você acha que está pronto para deixar alguma coisa, ou simplesmente não sabe como começar, é a sua automotivação que o empurra para fazer.

Com automotivação, você aprenderá e crescerá - independentemente da situação específica, do problema que está tentando impedir você de avançar.

É por isso que, nesta longa jornada que chamamos de vida, a automotivação é uma ferramenta fundamental para atingir seus objetivos, alcançar seus sonhos e ter sucesso.

Quantas histórias maravilhosas existem de pessoas que tiveram muitas dificuldades e com sua vontade e perseverança conseguiram superar os obstáculos. E muitas vezes sem apoio de ninguém. Só sua própria motivação, ou seja, com automotivação.

Essa é a sabedoria dos que realizam seus projetos e sonhos:

  • Eles sabem seu propósito na vida
  • Eles sabem o que é preciso fazer todos os dias
  • Eles possuem um preparo mental para os dias maus
  • Eles nunca perdem o objetivo do foco

Para os atletas, entender o básico da psicologia da motivação irá melhorar a sua capacidade de avaliar os concorrentes e ganhar uma vantagem vencedora.

Para os líderes, entender os impulsionadores da motivação irá melhorar sua capacidade de liderar e inspirar as equipes para obter resultados superiores.

A automotivação é a raiz de toda ação; ela na verdade significa ser movido à ação. O sucesso, o fracasso ou a liderança de uma pessoa muitas vezes depende da motivação dela. Compreender o que o motiva pode ter efeitos positivos duradouros. Entendendo e agindo sobre as coisas que o movem, você terá mais chances de ter uma vida saudável e feliz.


Sobre o Autor

Coach e Mental Trainer, Professor de meditação com 33 anos de experiência, palestrante e instrutor de treinamentos de liderança e desenvolvimento pessoal. Especialista em Mental Training para alta performance profissional e pessoal. Desenvolveu o Modelo dos Elementos da Natureza Humana que aplica em diversas áreas.

>

Compartilhe com seus amigos