Os fundamentos para um grande ano - Esense Treinamentos

Os fundamentos para um grande ano

Início de ano é período de planos, de renovação, de entusiasmo para fazer algumas mudanças nas áreas da vida.

Algumas pessoas ficam frustradas porque seus planos não passam da prova dos 7.  Dos 7 dias. A primeira semana do ano.

Eu espero que você aproveite este período para fazer seus planos. Realmente aproveite.

E como sugestão, que tal ao invés de pensar tanto no planejamento, nas técnicas ou nas ferramentas, você possa focar sua atenção nos fundamentos.

Para um grande ano você precisa de grandes dias.

E para um grande dia você precisa prestar atenção a algumas poucas coisas fundamentais e buscar ser muito bom nisto:

1. Sono.

2. Alimentação.

3. Movimento.

Esta é a proposta do autor Tom Rath no seu excelente livro “Eat Move Sleep”.

E eu acrescento:

4. Exercícios mentais.

Vamos revisar mas acredito que o bom senso já comprova a sua importância.

Sono. O sono é fundamental para recuperação do corpo e das atividades cerebrais. Para isto é necessário de 7 a 8 horas de bom sono a cada noite. Faça o cálculo, quantas horas você está dormindo.  Só 2,5% da população mundial conseguem trabalhar de maneira eficiente com menos de 7h de sono. Se a pessoa dorme mal, acorda mal. E a tendencia é ter um dia ainda mais difícil. E a bola de neve está formada. Para operar em alta performance, monte suas rotinas priorizando um sono reparador.

Alimentação. Existem tantas dietas e propostas e cada dia tem novidades. Mas o segredo é simples: Mensurar, Medir, Acompanhar. Se você quiser melhorar seu nível de energia, verifique o que você está comendo e observe se aumenta ou diminui sua energia e disposição. Claro que alguns alimentos roubam energia: açúcar, álcool, enlatados, muito carboidrato. Elimine ou diminua o quanto puder os alimentos ricos em carboidrato como pão, arroz branco, macarronadas, biscoitos. Priorize alimentos frescos.  Frutas, legumes, vegetais. O ideal mesmo é consultar um nutricionista para adequar a alimentação de acordo com suas necessidades e expectativas.

Movimento. São os exercícios físicos. Dão foco e disposição para sua mente. Aumentam a energia disponível para você produzir mais nas horas em que estiver desperto. A ciência diz que o cérebro funciona melhor depois de exercícios físicos. Tente faze-los de manhã para obter o benefício pelo resto do dia. Procure se movimentar durante o dia aproveitando as inúmeras oportunidades que você já tem: suba alguns andares de escada, ao invés de enviar uma mensagem para o colega, levante e vá até a mesa ou sala dele, assim por diante.

Quero chamar a atenção para a respiração. É o combustível para as células. E o cérebro consume 20% do oxigênio da respiração. Se falta foco, motivação ou disposição, o método mais rápido de se energizar é respirar vigorosamente algumas vezes. É sabido que o estado mental influencia a respiração, que pode ficar mais acelerada até o ponto oposto de completamente relaxada. Agora o segredo é que, com o controle da respiração,  você consegue alterar o estado mental. Se diminuir ou acelerar a respiração, em resumo, você consegue mudar a sua mente. Por isso muito yogues buscam o controle da mente por meio do controle da respiração. Se você quiser um bom livro sobre respiração sugiro o livro Perfect Breathing ou então em português o livro  Respiração e Poder Mental.

Também quero enfatizar a importância dos exercícios mentais (mental training)  tais como meditação, visualização ou uma leitura com concentração plena. Assim como o corpo precisa ser estimulado para um funcionamento ótimo, da mesma maneira a mente. Precisa de estímulos (energização) e de recuperação (relaxamento). Dedique alguns minutos pela manhã para fazer um exercício leve de relaxamento. Veja um exemplo de relaxamento no vídeo a seguir:

Algo que também ajuda são exercícios de visualização do seu dia ideal, programando-se mentalmente para alcançar este resultado. Durante o dia , recupere o nível de energia mental conectando-se com seu propósito ou seu “eu melhor”.

Se você prestar atenção aos fundamentos, conseguirá ter mais energia, disposição e bom humor para o seu dia. E com mais energia você conseguirá alcançar mais resultados. Se apenas fizer planos sem os fundamentos, é como construir um prédio alto sem uma boa fundação. Até os 3 porquinhos aprenderam esta lição! Sem uma fundação sólida, qualquer sopro do Lobo Mau (imprevistos e problemas do dia a dia) podem derrubar você. E mesmo para ter resiliência, você precisa ter um estoque de força mental.

Existem alguns que acreditam que as pessoas são fortes ou fracas mentalmente e a força mental é um talento nato. É um mito falso. É possível desenvolver sua força mental e se tornar forte para lidar com qualquer situação desafiadora sem fugir, desabar ou desistir. É um treino diário e persistente que geralmente vence o “talento nato”.

Preste atenção aos fundamentos e tenha um novo ano cheio de sucesso.



Se você quiser conhecer outras Técnicas para Meditação e Alta Performance :


Sobre o Autor

Coach e Mental Trainer, Professor de meditação com 33 anos de experiência, palestrante e instrutor de treinamentos de liderança e desenvolvimento pessoal. Especialista em Mental Training para alta performance profissional e pessoal. Desenvolveu o Modelo dos Elementos da Natureza Humana que aplica em diversas áreas.

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